Planejamento anual de Auditoria

    Auxiliamos e elaboramos um plano para seus trabalhos de Auditoria Interna aplicado anualmente nas diferentes diretorias e aprovado pela Direção da Empresa, a fim de identificar e priorizar os riscos ou áreas em que a auditoria concentrará sua força de trabalho e seus recursos. Além dos principais riscos, o planejamento considera também outros fatores que influenciam na definição das áreas de atuação de Auditoria Interna:
        alterações na estrutura organizacional;
        cooperação com auditorias internacionais (“joint audits”);
        avaliação dos processos internos;
        aumento da demanda dos investimentos financeiros;
        sugestões oriundas dos auditores e gestores,   
        informações de canal de ética/denuncias, etc.

    Auditoria Operacional

    A Auditoria Operacional compreende as mais diversas atividades e áreas dos negócios da empresa ou organização (departamentos, divisões, estrutura, funções) tendo como principais objetivos; examinar e revisar as operações quanto a sua economicidade, eficácia e eficiência. Os escopos das auditorias são definidos de acordo com os projetos; juntamente com o cliente, e em linha com os objetivos traçados. São realizados exames e revisões, prioritariamente:
        nos controles estabelecidos para a operação;
        nas rotinas das atividades e seus riscos;
        na organização e desempenhos.
    Um diagnóstico (“report”) que permita visualizar e avaliar a situação da operação é reportado, bem como a elaboração de plano de ações de melhorias de pontos críticos é apresentado à gestão para ficar alinhada com as metas e objetivos da Empresa.

    Auditoria Financeira

    A Auditoria Financeira tem como principal objetivo examinar e revisar as operações financeiras que podem ser executadas tanto em nível corporativo como em nível dos negócios da empresa ou da organização, compreendendo departamentos, divisões, estrutura e funções, tais como: tesouraria, crédito, contas a pagar, contas a receber, contabilidade, fiscal, faturamento, etc., para assegurar que os procedimentos internos e legais/fiscais estão sendo plenamente atendidos. Os escopos das auditorias financeiras:
        Controles estabelecidos para a operação;
        Rotinas das atividades e seus riscos;
        Organização e desempenhos;
        Auditoria em Tributos, com foco em ICMS/IPI/PIS/COFINS/ISS, como prevenção contra risco de autuação fiscal.
    Esta atividade atende aos requisitos previstos na Seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley (SOX).

    Auditoria Especiais - Investigações (fraude, comportamento, ética)

    Trabalhos sob demanda especial solicitada pelo cliente para:
        analisar fatos mencionados nas denúncias recebidas;
        investigar assuntos determinados pela Alta Administração;
        auditar processos que possam apresentar suspeita de fraude contra o patrimônio e a imagem da empresa;
        investigações digitais inclusive espelhamento de dados e monitoração;
        apurar indícios de desvios de comportamento envolvendo colaboradores, fornecedores e público de interesse, além de outras demandas.
    As Auditorias Especiais podem ser executadas independentemente pela Auditoria ou em colaboração com departamentos designados pelo cliente (ex. Compliance, Jurídico, RH, etc.)

    Auditoria de TI

    Nossos serviços de Consultoria e Auditoria de Sistemas podem auxiliá-lo na identificação de riscos e ameaças ao seu ambiente computacional, e também na solução destes problemas, por meio do desenvolvimento de medidas de controle e gestão, ações corretivas e melhorias nos processos da sua área de TI.
        Revisões de Segurança Física de Data-Centers;
        Segurança da Informação;
        Politicas e Procedimentos de TI;
        Perfis de acesso;
        Gestão de Software;
        Gestão de Data-Center;
        Backup e Recovery nos mais diversos ambientes computacionais;
        Teste redes cliente-servidor, WAN, LAN, Mainframe, utilizando as mais diversas plataformas, como Windows, Unix, etc,
    são algumas das áreas nas quais podemos auxiliá-lo.

    Auditoria da Estratégia

    Planejamento Estratégico (Diagnóstico, Definição, Elaboração);
    Implementação da Estratégica (Indicadores e Metas, Temas, Iniciativas);
    Alinhamento Organizacional (Communicação, Estrutura Organizacional, Capital Humano).

    Terceirização de Auditoria

    Podemos suprir todas as suas necessidades de Auditoria Interna sem utilização de seus colaboradores (outsourcing) com segurança das melhores praticas profissionais. Além disto prestamos trabalhos de:
        Auditor Convidado - Quando há uma necessidade especifica (especialista em um tema) ou temporário (projeto definido ou cobertura colaborador ausente);
        Auditoria de Inventário físico;
        Auxiliar Administrativo (back office, fup, etc).

    Avaliação de Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna

    O programa de Avaliação e Revisão da qualidade dos trabalhos da Auditoria Interna é um projeto oferecido para medir o desempenho dos trabalhos realizados e da área, sendo executado por profissionais qualificados e independentes. A definição dos padrões do processo de revisão e avaliação são previamente definidos e acordados com a Empresa bem como o desenvolvimento do programa estabelecido. As medidas de correções e acompanhamentos de melhorias deste processo podem ser parte integrante deste projeto, uma vez solicitado pela Empresa.

    Auditoria em Contratos - Fornecedores, Serviços e Projetos comprados

    A Auditoria em Contratos tem como objetivos a revisão, a avaliação e a constatação das atividades, dos controles estabelecidos e dos pagamentos para dos itens acordados entre as partes e que constem na " cláusula de auditoria". Além disto há o foco em reportar a situação da eficiência, efetividade áe conformidade ás normas e procedimentos vigentes pela Empresa. Neste trabalho os pontos detectados como indevidos, irregulares, ou não conformes; podem ser reclamados aos contratados como motivo de restituição financeira a Empresa (caso esteja previsto no contrato).